Livros

Livros do Autor

A Educação Física cuida do corpo… e “mente”

capa_educacaofisica_cuida_pPapirus Editora, 1983

Trata-se de um ensaio pioneiro e clássico da Educação Física que propõe uma reflexão crítica sobre o papel social desta área do conhecimento e disciplina profissional. Lançado em 1983 pela Editora Papirus tornou-se referência e é ainda leitura estimulada por grande número de professores nos cursos de Educação Física e Esportes no Brasil e outros países de língua portuguesa.

O Brasileiro e seu corpo

capa_brasileiro_e_seu_corpoPapirus Editora, 1987

Este livro é uma adaptação da tese de Mestrado de João Paulo S. Medina (Curso de Filosofia da Educação- PUC-Campinas-SP) orientada pelo professor Moacir Gadotti. O seu prefácio foi é escrito pelo professor e escritor Régis de Morais. A obra trata de questões políticas, culturais, sociológicas e filosóficas relacionadas ao corpo dos brasileiros e brasileiras numa perspectiva de classes sociais. A primeira edição foi lançada pela Editora Papirus em 1987, sendo que em 2008 foi publicada a 10ª. edição.

Realize o Impossível

capa_realize1

Frases para estimular e inspirar executivos e esportistas

Editora Gente, 1999

Coletânea de frases para estimular e inspirar executivos e esportistas. A matéria prima para elaboração do livro surgiu do interesse do autor em colecionar frases interessantes e pitorescas. O prefácio foi escrito pelo jornalista e colunista da Folha de São Paulo, José Geraldo Couto. Apesar do carinho do autor e da receptividade do público que tomou contato com este livro, teve apenas uma edição pela Editora Gente, esgotado em 2000.

A Educação Física cuida do corpo… e “mente”

capa-do-livro-25a-edicao-8s

25ª Edição – Revista e Ampliada

Papirus Editora, 2010

A Educação Física cuida do corpo… e “mente“ – revista e ampliada –conta com a participação dos professores Valter Bracht, Rogério dos Anjos e Marcelo Hungaro que contribuem com 3 ensaios apresentando perspectivas diferentes e atualizadas e propiciando novas reflexões críticas sobre esta área do conhecimento.

Co-autoria

Fundamentos Pedagógicos – Educação Física 2

capa_fundamentos_pedagogico

“Reflexões para uma Política Brasileira do Corpo”, p. 55-61.

Ao Livro Técnico S.A., 1987

Este livro foi publicado em 1987 e representou uma contribuição inestimável das ciências humanas e sociais que convida os leitores a fazer uma reflexão crítica, radical e rigorosa da Educação Física brasileira que até a década de 1980 era fundamentada quase que exclusivamente em bases psicobiológicas. Este trabalho foi organizado pelo professor e pesquisador social Vitor Marinho de Oliveira que conseguiu reunir 20 profissionais, entre professores de Educação Física (13), sociólogos (2), jornalista (1), historiador (1), pedagogo (1), médico (1) e filósofo (1). Em suas palavras “esta obra tem por objetivo reunir pensadores de várias áreas que tentam contribuir para despertar a Educação Física (de seu) sono hibernante.”

Educação Física & Esportes – Perspectivas para o século XXI

capa_educacaofisica_e_espor

“Reflexões sobre a fragmentação do saber esportivo”, p.141-158

Papirus Editora, 1992

Livro organizado pelo professor Wagner Wei Moreira da Universidade de Campinas (Unicamp), reunindo 16 profissionais que discorrem sobre a Educação Física e Esporte nas perspectivas da história, corporeidade e motricidade, esporte, recreação e lazer, educação física escolar e formação profissional. A estrutura desta obra guarda semelhanças com “Fundamentos Pedagógicos – Educação Física”, permitindo diferentes reflexões sobre distintos temas relacionados à Educação Física e esporte. Em 2008 foi publicada a 14ª. edição desta coletânea de textos.

Saúde Coletiva e Urgência em Educação Física

capa_saude_coletiva

“Saúde Coletiva/Atividade Física: Uma Abordagem Exploratória”, p.149-151

Papirus Editora, 1997

Este livro foi produzido quando era professor na Faculdade de Educação Física (FAEFI) na UNICAMP – Campinas – SP, em 1997.

Motrisofia – Homenagem a Manuel Sérgio

capa_motrisofia

“Manuel Sérgio e o Futebol”, p.175-178

Ed. Instituto Piaget, Portugal, Coleção Epistemologia e Sociedade

Escreve o capítulo “Manuel Sérgio e o Futebol”. Manuel Sérgio é licenciado em Filosofia, Doutor e Professor Agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa e Presidente do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget em Almada, Portugal. É autor de 37 livros, além de referência e inspiração para muitos profissionais que trabalham com atividades esportivas e a Educação Física (que M. Sérgio chama de “Educação Motora” como parte da Motricidade Humana). O livro Motrisofia foi organizado pelo professor José Antunes de Sousa e conta com a participação de profissionais de expressão como o prof. João Batista Freire, Lino Castellani Filho, Juca Kfouri, Laurentino Dias, José Mourinho entre outros.

Futebol, Psicologia e a Produção do Conhecimento

capa_psicologiaEditora Atheneu, Coleção Psicologia do Esporte e do Exercício

Esta obra coordenada pela psicóloga Regina Brandão reúne textos de alguns profissionais de destaque no cenário esportivo brasileiro e mundial e que refletem e pesquisam sobre Psicologia do Esporte, Futebol, Teoria do Conhecimento, Pedagogia, Liderança, Inteligência do Atleta entre outros. Este é o terceiro volume da Coleção Psicologia do Esporte e do Exercício.

Expatriados.com – Um Novo Desafio para os RH’s Interculturais

capa_expatriadosEditora Artes & Ofício, 2009

Autor do capítulo “Novos profissionais para novos tempos no futebol: a questão da expatriação e o alvorecer de uma nova ciência”